sábado, 18 de agosto de 2012

BEIJO NA BOCA: HOMOSSEXUAIS SÃO EXPULSOS DE LOJA DE CONVENIÊNCIA


Marinalva Santana, militante GLBT
Uma nova denúncia de homofobia foi levada esta semana ao conhecimento do Grupo Matizes, organização não governamental dedicada à defesa dos direitos da comunidade GLBT em Teresina.

O novo caso ocorreu numa loja de conveniências situada num posto de combustíveis da zona leste da capital. Desta vez, as vítimas foram dois casais de homossexuais, sendo um de gays e outro de lésbicas.

Conforme a denúncia relatada ao Grupo Matizes, os quatro amigos faziam compras no estabelecimento comercial quando foram advertidos por um vendedor, que pediu aos dois homens que não se abraçassem no local.
Surpresos com a atitude inesperada e preconceituosa do funcionário, os dois casais contestaram a advertência indevida e, em protesto, uma das lésbicas deu um beijo na namorada.

Depois disso, ainda de acordo com a denúncia, os quatro amigos foram informados que deveriam se retirar do local, antes mesmo de finalizar a compra que estavam fazendo.

Depois de expulsos injustificadamente da loja de conveniências, os quatro homossexuais dirigiram-se até a Delegacia de Defesa dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias para registrar a denúncia contra o estabelecimento.

Uma audiência foi marcada para a próxima terça-feira, dia 21, às 16 horas, ocasião em que as partes sejam ouvidas.

Delegacia especializada recebe pelo menos dez novas denúncias por mês 

A Delegacia de Defesa dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias recebe de 10 a 15 denúncias de homofobia a cada mês. A maior parte dos casos é de ofensa à dignidade, crime classificado como injúria no Artigo 140 do Código Penal, cuja pena é de detenção de um a seis meses ou multa.

O delegado José Rodrigues, titular da delegacia especializada, orienta as pessoas que se sentirem agredidas por conta de sua orientação sexual a procurar o distrito para registrar um boletim de ocorrência contra o agressor. "Os casos de homofobia sempre aconteceram. A questão é que, atualmente, as pessoas estão mais conscientes dos seus direitos e as denúncias de agressão têm se tornado mais frequentes", afirma o delegado José Rodrigues.
A advogada Marinalva Santana, diretora do Grupo Matizes, reforça a constatação do delegado, mas ressalta que os casos de homofobia tem crescido na capital piauiense.

De acordo com a militante GLBT, somente nos últimos três meses o grupo recebeu denúncias contra um shopping, um motel, um bar e um parque de diversões. "Porém, algumas vítimas não têm coragem de denunciar. Elas se sentem intimidadas e envergonhadas em ter que levar um processo adiante", afirma Marinalva.

A Delegacia de Defesa dos Direitos Humanos e Repressão às Condutas Discriminatórias fica localizada na Rua 24 de Janeiro, nº 500, próximo à Praça João Luis Ferreira, no Centro de Teresina.


TITULO ORIGINAL: Homossexuais são expulsos de loja de conveniência por causa de abraço

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...