quinta-feira, 13 de setembro de 2012

APRENDENDO A FAZER CRÔNICA



Por Noelia Alves

Bem, eu aqui lendo um texto “Sobre a Crônica”, opa! Uma crônica de Ivan Angelo,  sobre o que é uma crônica, resolvi rabiscar essas linhas para mostra o que entendi. Na verdade sendo sincera não entendi o que seja uma crônica, mas segundo o texto existe até elementos que funcionam e outros que não, pois então segue o trecho que me chamou atenção:

 Elementos que não funcionam na crônica: grandiloqüência, sectarismo, enrolação, arrogância, prolixidade. Elementos que funcionam: humor, intimidade, lirismo, surpresa, estilo, elegância, solidariedade.”

Então palavras bonitas de um cunho elegante, bem parecidas não funciona, não rola, eloquência só para impressionar, sectarismo, o que é mesmo? Pesquisei e encontrei, segundo o pai dos burros online, é: Estado de espírito de uma pessoa sectária; tendências sectárias: ao sectarismo sempre se opôs o espírito de tolerância.” Então se você entendeu o que quer dizer sectarismo, se sim, está no caminho correto referente a crônica.

Eu penso que seja algo muito pessoal, essa facilidade de observar as coisas e falar delas, por meio da escrita, como se estivéssemos conversando com um amigo inteligente. Todo cuidado é pouco, pois ele a qualquer momento pode interpreta algo totalmente diferente do que você está verbalizando.

Por esses dias tentei fazer um conto e uma amiga disse que tinha escrito uma crônica, em virtude disso estou eu aqui pesquisando sobre essa modalidade literária, ou jornalística? Sei lá, só sei que vou escrevendo o que vejo e chego até a sentir, hum... Cheiro de coisas boas, palavras amáveis e doces, como é bom escrever seja lá o que.

Assim sigo fazendo crônica, fazendo poesias, e um dia chego no conto, prometo que conto para você como foi difícil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...